O Dia Mundial da Energia, celebrado em 29 de maio, foi escolhido não só para incentivar a economia de energia, mas, principalmente, para conscientizar a população ao redor do mundo sobre a importância do uso de fontes renováveis. A data foi criada em 1981 pela Direção Geral de Energia em Portugal.
Estamos entrando na chamada “Década da Ação” que marca a reta final para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e também 50 anos da Conferência de Estocolmo, a primeira Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente Humano, onde foi estabelecida a data 05 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente.
E essa transição energética para fontes verdes, que ganhou força nos últimos anos, principalmente com a pandemia, é muito importante para conseguirmos alcançar essas metas e objetivos, a fim de conseguir manter o equilíbrio ambiental. Além de produzirem menos ou nenhum dos gases do efeito estufa, elas causam menos impactos ao meio ambiente que as fontes convencionais, além de serem abundantes.
Algumas das fontes de energia renováveis:
- Solar
- Eólica
- Hídrica
- Biomassa
- Geotérmica
Por aqui já falamos como é fácil, rápido e prático ter energia solar: clique e confira.
Também demos 7 dicas para gastar menos dinheiro e energia, saiba mais.
Tudo nos leva a mesma conclusão: precisamos urgentemente procurar por soluções sustentáveis e fazer a nossa parte para a preservação do meio ambiente antes que seja tarde.
Comece agora mesmo usando fontes renováveis, como a energia solar: www.solatioenergialivre.com.br.