7 dicas para gastar menos energia e dinheiro

As notícias sobre crise hídrica e o aumento na conta de luz tem deixado muita gente de cabelo em pé! E você deve estar se perguntando o que você pode fazer para economizar além de ter um consumo mais consciente.

Para contextualizar antes: boa parte da energia elétrica vem das hidrelétricas. Com pouca chuva e consumo alto de energia e água, os reservatórios começam a baixar e é preciso acionar as termelétricas, que tem um custo bem mais elevado e poluem muito mais pois utilizam combustíveis fósseis.

Com isso vem as bandeiras tarifárias, que são taxas adicionais classificadas em verde, amarela e vermelha. Agora estamos na bandeira vermelha, ou seja, estamos usando mais termelétricas e, consequentemente, pagando mais caro. Isso sem falar dos reajustes que a conta de luz sofre todo ano. 

Então viemos com algumas dicas para você gastar menos dinheiro e também menos energia, afinal, temos que ajudar o nosso planeta e colocar essas ações em prática não só durante a crise.

1 – Energia solar

Essa é uma das alternativas mais promissoras! Países de primeiro mundo estão investindo muito em energias renováveis e uma das principais é a energia solar. E o Brasil tem uma capacidade gigantesca de produção, já que somos um país tropical com muita incidência solar. Com a energia solar à distância é ainda melhor, já que não precisa de nenhum investimento inicial nem a necessidade de o cliente instalar painel. Ou seja, uma dica que ajuda o seu bolso e o meio ambiente!

Conheça a Solatio Energia Livre.

2 – Lâmpadas e luz natural

Cerca de 20% dos gastos com energia são por causa de lâmpadas fluorescentes. A melhor alternativa é trocar por lâmpadas LED que já ficaram mais populares e, consequentemente, mais acessíveis. Lembre-se também de apagar as luzes após sair do cômodo e coloque sensores em corredores e áreas externas, para que as lâmpadas se acendam apenas quando passar alguém. E uma prática que vai te ajudar bastante: aproveitar a luz natural dos ambientes. Pode parecer simples, mas muitas vezes, por costume, acendemos as luzes até durante o dia. Abra a janela e deixe o sol entrar. 

3 – Ar-condicionado

Um dos vilões da conta de luz cara. Lembre-se sempre de verificar se os filtros estão bem higienizados, pois caso não estejam, o temporizador pode ser acionado mais vezes para manter a temperatura, elevando o consumo de energia. Manter o mínimo de 23 graus também ajuda a economizar energia, pois fica próximo da temperatura ambiente. Não se esqueça de manter portas e janelas fechadas no ambiente em que o aparelho estiver instalado. Se você puder investir em um aparelho com tecnologia “inverter” vale muito, é a LED dos ar-condicionados. Existem alguns modelos que são do valor dos tradicionais, mas mesmo que seja mais caro, você ainda estará economizando.

4 – Geladeira

Não dá pra viver sem e está entre os principais gastos de energia – cerca de 30%, mas tem algumas práticas que vão te ajudar. Antes disso, fica a sugestão: se a sua geladeira possui mais de 10 anos, vale a pena trocar por uma mais moderna, que costuma ser mais eficiente e não consome tanto. 

Mantenha a geladeira afastada da parede em pelo menos um palmo e deixe em local ventilado, para ela poder “suar”. Também não é recomendado deixar perto do fogão, forno ou luz solar, pois com o calor ela vai precisar trabalhar mais para manter a temperatura. Também é de bom tom não deixar a porta aberta por tanto tempo (algumas até possuem aviso sonoro) e não colocar alimentos quentes. 

E vale a dica final: feche a porta com uma folha de papel ao meio, se sair com facilidade está na hora de trocar a borracha de vedação, para não evitar o gasto elevado de energia.

5 – Chuveiro elétrico

Nessa época do ano o banho quente vai para o top 10 dos gastos de energia elétrica. Mas é possível controlar tomando banhos rápidos e desligando a água rapidamente para ensaboar o corpo ou o cabelo. Outra coisa que ajuda é manter a saída de água do chuveiro limpa e utilizar as resistências originais do aparelho.

6 – Máquina de lavar e ferro de passar roupa

Que tal escolher um dia para lavar e passar? Você pode gastar menos energia acumulando um pouco mais de roupa, para usar a capacidade máxima da máquina de lavar. E quando estiverem secas, você passa todas de uma vez para usar menos o ferro de passar. Para você saber: 1 hora de ferro ligado diariamente pode acrescentar cerca de 30 kWh na conta de luz no fim do mês, o que dá próximo de 30 reais.

7 – Stand by

Stand by é deixar de repouso, não é desligar. Ou seja, seu equipamento continua consumindo energia. A mesma dica serve para aparelhos e eletrodomésticos na tomada, como carregadores, micro-ondas, home theater e videogame. 

Dica de ouro: não carregar o celular enquanto dorme. Embora alguns aparelhos já tenham uma tecnologia para evitar que fique enviando carga por tanto tempo, a maior parte não faz isso. Além de estar consumindo energia, é um risco para a saúde se estiver ligado perto de você.

São pequenas atitudes que fazem diferença e trazem grandes resultados: economiza energia, reduz o valor da conta de luz e ajuda o meio ambiente. Tudo é muito simples e podem te ajudar se somados.

Previous Post
Next Post

Comments

6 dicas para uma casa iluminada - Solatio Energia Livre Blog

[…] tem mais algumas dicas para você: 7 dicas para gastar menos energia e […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *